3º PASSO PARA EXERCER A GESTÃO PARTICIPATIVA: SABER OUVIR ALÉM DAS PALAVRAS !
Vamos falar hoje sobre o 3º passo para exercer a gestão participativa: SABER OUVIR ALÉM DAS PALAVRAS, observando o que ocorre em sua equipe e gerar participação.
Saber ouvir e observar o que acontece ao nosso redor é uma competência importante para todo líder. Muitas vezes, na correria do dia-a-dia da empresa, a pressão pelos resultados e a infinidade de problemas a resolver, levam o líder para longe do poder de observar e perceber. E isto pode ser crucial no sucesso em implantar uma liderança participativa.
Se, por exemplo, tivermos um membro da equipe que é mais “quieto”, “na dele”, que não fala muito ou só fala quando é chamado, a liderança pode criar a falsa impressão de que aquele funcionário simplesmente não está sentindo nada, que está tudo ótimo com ele. E acaba se surpreendendo quando descobre que estava redondamente errado.
Você pode estar diante de uma pessoa mais racional, observadora, analítica, que sabe tudo que está ocorrendo e até tem a solução para seu problema. Mas, que infelizmente não vai te falar, pois você “acha” que ela “não está pensando em nada”. Isto se chama “rotular pessoas”. Criar um padrão de análise sobre pessoas que vai te fazer perder talentosos profissionais.
Nem todos nós seremos expert na arte de observar e perceber o outro, mas devemos tentar. E dar vazão a todo o potencial de nossa equipe, criando participação e sinergia.
Então, antes de julgar uma situação ou pessoa, observe, analise e acima de tudo queira conhecer o que outro pensa.
Um dos erros mais frequentes na comunicação corporativa é quando fazemos suposições a respeito do que a outra pessoa sabe/ pensa. Ou ainda, quando “achamos” que ela deva saber alguma coisa que nem ao mesmo soubemos comunicar com clareza.
Então fica a dica: nem sempre as pessoas manifestam verbalmente o que pensam ou sabem. Cabe a você líder de pessoas, saber ouvir, o que muitas vezes é inaudível.
Commenti