Como ser assertivo nos relacionamentos?
Você já deve ter ouvido falar sobre assertividade, não é mesmo?
No último texto comentamos sobre isso, para alcançar o equilíbrio nos relacionamentos profissionais.
Mas será que todos nós podemos alcançar essa postura?
Digamos que, ao alcançar equilíbrio diante das características positivas e negativas comportamentais de cada pessoa, é sim possível, alcançar essa postura, que demonstra amadurecimento e sensatez perante a si e perante os outros.
Quando não estamos em equilíbrio, tendemos ao extremos: sermos PASSIVOS ou AGRESSIVOS como reação a situações de conflitos.
O comportamento passivo caracteriza-se por pedidos de desculpas, linguagem corporal reservada e por aceitar sempre o ponto de vista da outra pessoa, seja esse correto ou não.
Alguns comportamentos naturais são mais suscetíveis a agir de forma mais passiva. Você já sabe qual é o seu comportamento? Como você age, sente e pensa?
Já o comportamento agressivo caracteriza-se por ser autoritário e recusar-se a ouvir um argumento lógico. Nem sempre o comportamento agressivo está ligado a um tipo de comportamento ou personalidade e sim ao amadurecimento do indivíduo. Quanto menos vivência, mais orgulho, mais melindre, maior pode ser o tamanho da reação, que pode sim, virar uma explosão.
E não estamos relacionando esses comportamentos, especificamente, a um ou outro GNI, pois teremos vários que tendem a reagir mais proximamente ao primeiro, ou ao segundo.
Uma abordagem assertiva, geralmente é o melhor meio de administrar conflitos. E ela se caracteriza por:
Reconhecer as opiniões e os direitos das partes.
Incentivar as partes a encontrar as causas do conflito e soluções para ele.
Tentar assegurar que opiniões e pensamentos sejam expostos de forma aberta e honesta
Sugerir um caminho construtivo a seguir.
**Assertividade é a arte de defender o meu espaço vital, sem recuar e sem agredir. Ser assertivo é ser pacífico sem ser passivo.
Para alcançarmos essa postura, antes de tudo, precisamos reconhecer as próprias características, se aperfeiçoar na capacidade de se relacionar no trabalho e na vida pessoal, mas também de administrar conflitos. Compreender as diferentes maneiras de ser, existentes na natureza, para identificar os pontos estressores de cada pessoa.
Você verá que seus maiores medos e problemas serão resolvidos em grande parte, pois você terá mais coragem, mais técnica para gerenciar e especialmente mais paz de espírito.
Pense nisto.
Quer conhecer seu estilo de ser?
Procure o Instituto de Evolução Humana. Nós te ajudaremos a reconhecer suas características e mostraremos como você pode se manter equilibrado diante de conflitos.
Imagem: Ihttps://i0.wp.com/www.michelliduje.com.br/wp-content/uploads/2012/07/amigavelmente.jpg?fit=202%2C202&ssl=1