O que é melhor para as empresas: comportamento ou conhecimento técnico?
Tanto se fala em estudar, se qualificar, ter uma pós-graduação "nisso", mestrado "naquilo" e assim tantas pessoas vão se tornando "qualificadas" para o mercado de trabalho.
Qualificadas, mas será que nasceram para isso?
E o mais importante: são Felizes na carreira que escolheram seguir?
Vemos tantas pessoas que seguem determinadas carreiras em busca de status, ou vislumbrando apenas salário, ou mesmo seguindo a carreira de alguém de sua família, para dar continuidade a essa tradição.
E ficam anos vivendo rotinas das quais contam as horas para findar o dia ou para que chegue o final de semana, e sempre com a sensação de vazio e de que falta algo.
Todos somos inteligentes, mas se trabalhamos com algo da qual não temos as reais habilidades naturais, não seremos tão bons naquilo, pois quando se trabalha contente e feliz, o trabalho é melhor realizado.
E ainda, capacitação técnica e conhecimento, se obtém através de cursos - dos mais diversos, mas as nossas habilidades vêm do nosso comportamento. Não existe uma "faculdade" que nos ensine sobre a ter determinado comportamento.
E tantas empresas sofrem hoje com a dificuldade em lidar com as pessoas que a compõem, pelas suas diferenças de comportamentos, diferenças nas motivações e no modo de conversar e compreender as coisas.
E muitas demissões ocorrem mais por dificuldades com os comportamentos do que com habilidades técnicas, até porque, muitas vezes o comportamento pode afetar, inclusive, os resultados, as relações e a execução das atividades.
Então, as empresas buscam primeiro as habilidades técnicas e se frustram com as dificuldades de comportamento: uma verdadeira contradição.
E muitas pessoas, buscam se qualificar tecnicamente, mas esquecem-se de olhar para si mesmas.
Está na hora de considerar as pessoas, seres humanos que são, com suas inúmeras habilidades e potenciais naturais que nasceram. Empresas: busquem olhar para as pessoas verdadeiramente e preocupem-se sim, com o seu lado pessoal, mais até do que o profissional!
Pessoas em geral: seja você mesmo! Busque se conhecer e se reconhecer, constantemente.
Descubra suas habilidades naturais, entenda e trabalhe as suas inabilidades, se torne um profissional mais preparado e um ser humano mais feliz!
Essa união, sem dúvida trará melhores resultados e felicidade para ambos os lados.